Conforto térmico, economia de energia e produtividade em alta são os benefícios mais conhecidos das venezianas industriais. No entanto, dependendo do material em que a solução é fabricada, dá para explorar ainda mais essas vantagens. A veneziana de alumínio para ventilação, por exemplo, embora seja bastante reconhecida por sua leveza, não é tão resistente quanto às fabricadas em aço galvalume.
Quanto ao material das aletas, o policarbonato é a opção campeã porque proporciona uma elevada taxa de reflexão solar. Assim, além da ventilação natural, o galpão ganha em luminosidade, dispensando o uso das lâmpadas durante boa parte do expediente. Isso resulta em uma economia de energia ainda maior.
Neste artigo, explicaremos esses diferenciais para você escolher a opção de melhor custo-benefício. Confira!
O alumínio e o aço galvanizado são alguns dos materiais mais utilizados na fabricação de venezianas industriais. Os montantes fabricados nestes materiais podem ser pintados, o que favorece a vida útil dos produtos.
No entanto, a pintura aumenta os custos da solução. No caso da veneziana de alumínio para ventilação, o material já é naturalmente mais caro. Esse é um ponto negativo, tendo em vista que não é tão resistente quanto o aço.
Ao contrário da veneziana de alumínio, as venezianas de aço galvanizado não correm o risco de amassar com o tempo de uso. Além de a durabilidade ser maior, a pintura pode ajudar na proteção contra a corrosão.
Porém, dependendo da localização da indústria, pode ser mais viável optar pelo alumínio para evitar esse processo, como nas empresas que lidam diariamente com produtos químicos.
O ponto de maior destaque da veneziana de alumínio para ventilação é, sem dúvida, a leveza do material utilizado. Mas, como vimos, o fato de ser muito leve diminui a vida útil do produto. Já em relação às aletas, elas normalmente são fabricadas em alumínio, fibra de vidro, PVC ou policarbonato. Dentre esses materiais, o policarbonato está muito à frente dos outros em relação ao custo-benefício.
Um dos motivos que explica essa vantagem é o fato de o material permitir a passagem de luz solar. A veneziana de alumínio, por sua vez, é opaca. Então, se você está buscando uma solução que alie ventilação e iluminação natural, saiba que as venezianas de policarbonato cumprem com maestria essa função.
—> Para conhecer outras vantagens do policarbonato, acesse nosso blog e confira 10 motivos para utilizá-lo em seu projeto!
Materiais com boa resistência, como o aço e o alumínio, são mais utilizados na fabricação das esquadrias e estruturas de fixação. As aletas geralmente são de PVC ou policarbonato, sendo este o material mais versátil e que apresenta os melhores resultados.
A seguir, daremos mais detalhes sobre os materiais utilizados na fabricação de venezianas industriais.
Vimos que os montantes de aço galvanizado têm excelente durabilidade, sobretudo quando pintados. O ponto negativo do material é que as venezianas de aço galvanizado são opacas, então não há passagem de luz. Entretanto, dependendo da atividade fim da indústria, o ideal é mesmo optar por venezianas opacas. Um exemplo é o de cadeias produtivas onde a entrada de luz é prejudicial ao processo fabril.
Venezianas com aletas de alumínio têm como destaque o fato de serem mais leves. Além disso, são as opções mais indicadas para ambientes sujeitos à corrosão severa. Assim como no caso do aço galvalume, a veneziana de alumínio para ventilação também é opaca. Portanto, não é a melhor opção para quem busca favorecer a iluminação natural no galpão.
Assim como as venezianas de policarbonato, as venezianas de fibra de vidro permitem a transmissão da luz solar. Contudo, a taxa de reflexão não é tão elevada. Além disso, a fibra de vidro deixa passar níveis elevados de radiação perigosa. Por isso, não se trata de uma boa opção em termos de salubridade e qualidade de vida no trabalho.
O PVC tem a seu favor a vantagem de ser auto-extinguível, isto é, não propaga fogo. Porém, esse material é menos resistente a impactos, o que compromete a vida útil das venezianas. Assim como a fibra de vidro, o PVC não apresenta uma boa reflexão luminosa e não bloqueia por completo a radiação UV. O material perde também no caráter estético, pois tende a amarelar com o tempo de uso.
Chegamos à opção de melhor custo-benefício do mercado: as venezianas de policarbonato. Leves, duráveis e com máxima eficiência luminosa, as venezianas fabricadas com esse material valorizam a obra e permitem explorar ao máximo os benefícios da ventilação natural. Devido à alta capacidade reflexiva do policarbonato, ele é bastante utilizado também em projetos de iluminação natural de alta performance.
Como cada instalação industrial tem suas particularidades, a escolha entre os tipos de veneziana vai depender da necessidade de cada projeto.
Revisando o que vimos, a veneziana de alumínio para ventilação, por exemplo, é mais indicada para locais mais sujeitos à corrosão. Entretanto, se o seu galpão permitir, vale muito a pena priorizar o policarbonato. Certamente, o retorno sobre esse investimento será maior.
Falando em investimento, ressaltamos que atualmente a melhor maneira de adquirir venezianas industriais é comprando pela internet.
Os custos são menores, a entrega é rápida e você conseguirá tirar a obra do papel em tempo recorde. A montagem e instalação do Kit podem ser feitas por conta própria. Assim, além de economizar com a mão de obra, você não precisa depender da agenda dos montadores.
Se você tem interesse nesta modalidade de compra, visite o e-commerce do Grupo MB e faça seu pedido com total praticidade e custo-benefício garantido!